Questão sobre a matéria da P1.
+37
GabrielFavera
igevilbg
Matheus Marins da Fonseca
Bruna Rubini
Carlos Eduardo Emiliano
luanbcp
Wesley do N. Santana
Gabriel Marques
alessandropessoaconceição
MatheusFerreiraGomes
MauricioMarinsDias
Louza7
Fábio Sander
BrunoCamara1997
Guilherme Santos
Hygor Paiva
Filipi Vieira
Evellyn Paula
joaoricbotelho
Rômulo Henrique Lima
cristiano.cbx
joaoalvares23
AndreSthel
João Pedro Osava
Jessica Cristina da C
LucassBrasil
alessandro007
fguilhermes17
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Rodrigo Batista
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Thiago Coutinho
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Lucas Soares
andregoro
Vinicius Antunes
Jefferson Amarante
41 participantes
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Questão sobre a matéria da P1.
Qua Abr 25, 2018 11:03 pm
Jefferson Amarante Geraldelli
CPF: 16824057703
2° período
1) Os coeficientes dessa função são: a = 1, b = 3 e c = – 10. Para resolver essa equação, vamos utilizar a fórmula de Bhaskara:
resposta:
Δ = b² – 4.a.c
Δ = 3² – 4.1.(– 10)
Δ = 9 + 40
Δ = 49
x = – b ± √Δ
2.a
x = – 3 ± √49
2.1
x = – 3 ± 7
2
x1 = – 3 + 7
2
x1 = 4
2
x1 = 2
x2 = – 3 – 7
2
x2 = – 10
2
x2 = – 5
Os dois valores de x para que f(x) = 0 são x1 = 2 e x2 = – 5.
CPF: 16824057703
2° período
1) Os coeficientes dessa função são: a = 1, b = 3 e c = – 10. Para resolver essa equação, vamos utilizar a fórmula de Bhaskara:
resposta:
Δ = b² – 4.a.c
Δ = 3² – 4.1.(– 10)
Δ = 9 + 40
Δ = 49
x = – b ± √Δ
2.a
x = – 3 ± √49
2.1
x = – 3 ± 7
2
x1 = – 3 + 7
2
x1 = 4
2
x1 = 2
x2 = – 3 – 7
2
x2 = – 10
2
x2 = – 5
Os dois valores de x para que f(x) = 0 são x1 = 2 e x2 = – 5.
- Vinicius Antunes
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/04/2018
Re: Questão sobre a matéria da P1.
Qua Abr 25, 2018 11:13 pm
Aluno: Vinícius Antunes da Costa Santos RA.:172421611024
2°período
1Uma função f é dada por f(x) = ax + b, em que a e b são números reais. Se f(–1) = 3 e f(1) = –1, determine o valor de f(3).
Solução
f(x) = ax + b
f(–1) = 3
f(–1) = a * (–1) + b
3 = – a + b
f(1) = –1
f(1) = a * 1 + b
–1 = a + b
Sistema de equações
Isolando b na 1ª equação
–a + b = 3
b = 3 + a
Substituindo o valor de b na 2ª equação
a + b = –1
a + 3 + a = –1
2a = –1 – 3
2a = –4
a = – 2
Substituindo o valor de a na 1ª equação
b = 3 + a
b = 3 – 2
b = 1
A função será dada pela expressão f(x) = – 2x + 1. O valor f(3) será igual a:
f(3) = –2 * 3 + 1
f(3) = – 6 + 1
f(3) = – 5
O valor de f(3) na função f(x) = – 2x + 1 é igual a –5.
2°período
1Uma função f é dada por f(x) = ax + b, em que a e b são números reais. Se f(–1) = 3 e f(1) = –1, determine o valor de f(3).
Solução
f(x) = ax + b
f(–1) = 3
f(–1) = a * (–1) + b
3 = – a + b
f(1) = –1
f(1) = a * 1 + b
–1 = a + b
Sistema de equações
Isolando b na 1ª equação
–a + b = 3
b = 3 + a
Substituindo o valor de b na 2ª equação
a + b = –1
a + 3 + a = –1
2a = –1 – 3
2a = –4
a = – 2
Substituindo o valor de a na 1ª equação
b = 3 + a
b = 3 – 2
b = 1
A função será dada pela expressão f(x) = – 2x + 1. O valor f(3) será igual a:
f(3) = –2 * 3 + 1
f(3) = – 6 + 1
f(3) = – 5
O valor de f(3) na função f(x) = – 2x + 1 é igual a –5.
- andregoro
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/04/2018
Re: Questão sobre a matéria da P1.
Qua Abr 25, 2018 11:26 pm
Nome :Andre Alexandre
RA: 166664711024
2º periodo
Determine o zero da função a seguir:
y = – 2x
Façamos y = 0, então:
– 2x = 0, o número – 2 mudará de lado e realizará uma divisão. Mas como o número zero dividido por qualquer número resulta em zero, x = 0.
O zero da função y = – 2x é x = 0.
RA: 166664711024
2º periodo
Determine o zero da função a seguir:
y = – 2x
Façamos y = 0, então:
– 2x = 0, o número – 2 mudará de lado e realizará uma divisão. Mas como o número zero dividido por qualquer número resulta em zero, x = 0.
O zero da função y = – 2x é x = 0.
- Lucas Soares
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/04/2018
Lucas Soares
Qua Abr 25, 2018 11:46 pm
Nome: Lucas Soares
RA.: 166636411024
2° período
Questão:
A função real de variável real, definida por f (x) = (3 – 2a).x + 2, é crescente quando:
a) a > 0
b) a < 3/2
c) a = 3/2
d) a > 3/2
e) a < 3
Resposta:
Para que a função seja crescente, é necessário que o coeficiente de x seja positivo, logo:
3 – 2a > 0
– 2a > 0 – 3
(– 1). (– 2a) > (– 3). (– 1)
2a < 3
a < 3
2
Portanto, a alternativa correta é a letra b.
RA.: 166636411024
2° período
Questão:
A função real de variável real, definida por f (x) = (3 – 2a).x + 2, é crescente quando:
a) a > 0
b) a < 3/2
c) a = 3/2
d) a > 3/2
e) a < 3
Resposta:
Para que a função seja crescente, é necessário que o coeficiente de x seja positivo, logo:
3 – 2a > 0
– 2a > 0 – 3
(– 1). (– 2a) > (– 3). (– 1)
2a < 3
a < 3
2
Portanto, a alternativa correta é a letra b.
- llsouza010
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/04/2018
Re: Questão sobre a matéria da P1.
Qua Abr 25, 2018 11:56 pm
Nome: Edlucas Melo de Aguiar Souza
RA: 166732511024
2°Período
Dada a função quadrática f(x) = -2.x² + 4.x – 9, as coordenadas do vértice do gráfico da parábola definida por f(x), é:
A) V = (-7; 1)
B) V = (1; -7)
C) V = (0; 1)
D) V = (-7; 0)
E) V = (0; 0)
Resolução:
Considerando que trata-se de uma função quadrática, vamos utilizar a fórmula do x do vértice:
xv = -b/2a = -4/2(-2) = 4/4 = 1
Para calcular o y, basta utilizar x=1:
y = -2.1 + 4.1 – 9 = -2 + 4 – 9 = -7
Resposta: B
RA: 166732511024
2°Período
Dada a função quadrática f(x) = -2.x² + 4.x – 9, as coordenadas do vértice do gráfico da parábola definida por f(x), é:
A) V = (-7; 1)
B) V = (1; -7)
C) V = (0; 1)
D) V = (-7; 0)
E) V = (0; 0)
Resolução:
Considerando que trata-se de uma função quadrática, vamos utilizar a fórmula do x do vértice:
xv = -b/2a = -4/2(-2) = 4/4 = 1
Para calcular o y, basta utilizar x=1:
y = -2.1 + 4.1 – 9 = -2 + 4 – 9 = -7
Resposta: B
- Thiago Coutinho
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/04/2018
Re: Questão sobre a matéria da P1.
Qui Abr 26, 2018 8:44 am
Nome: Thiago Coutinho Freitas
CPF: 143.670.347-63
2° período
Uma empresa criou o modelo matemático L(x)=-100x²+1000×-1900 para representar o lucro diário obtido pela venda de certo produto, na qual x representa as unidades vendidas. Qual foi o lucro máximo diário obtido por essa empresa?
Resposta
y do vértice = – Δ/4a
Δ = b² – 4.a.c = 1000² – 4.(-100).(-1900) = 1000000 – 760000 = 240000
yv = -Δ/4a = -240000/4.(-100) = 240000/400 = 600
Resposta = 600
CPF: 143.670.347-63
2° período
Uma empresa criou o modelo matemático L(x)=-100x²+1000×-1900 para representar o lucro diário obtido pela venda de certo produto, na qual x representa as unidades vendidas. Qual foi o lucro máximo diário obtido por essa empresa?
Resposta
y do vértice = – Δ/4a
Δ = b² – 4.a.c = 1000² – 4.(-100).(-1900) = 1000000 – 760000 = 240000
yv = -Δ/4a = -240000/4.(-100) = 240000/400 = 600
Resposta = 600
- Thiago Ferreira
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/04/2018
Re: Questão sobre a matéria da P1.
Qui Abr 26, 2018 9:46 am
Nome: Thiago Ferreira do Nascimento
CPF: 130.274.027-06
1° Período
Determine as coordenadas do vértice da função:f(x)=3x²-2x+1
Basta utilizar as fórmulas do x do vértice e do y do vértice:
Para calcular xV:
xV = -b/2a
xV = 2/(2.3)
xV = 2/6
xV = 1/3
Para calcular yV:
yV = 3 (xV)² - 2 xV +1
yV = 3 . (1/3)² - 2. 1/3 + 1
yV = 3. 1/9 - 2/3 + 1
yV = 3/9 - 2/3 + 1
yV = 2/3
Portanto as coordenadas do vértice: ( 1/3; 2/3)
CPF: 130.274.027-06
1° Período
Determine as coordenadas do vértice da função:f(x)=3x²-2x+1
Basta utilizar as fórmulas do x do vértice e do y do vértice:
Para calcular xV:
xV = -b/2a
xV = 2/(2.3)
xV = 2/6
xV = 1/3
Para calcular yV:
yV = 3 (xV)² - 2 xV +1
yV = 3 . (1/3)² - 2. 1/3 + 1
yV = 3. 1/9 - 2/3 + 1
yV = 3/9 - 2/3 + 1
yV = 2/3
Portanto as coordenadas do vértice: ( 1/3; 2/3)
- Rodrigo Batista
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/04/2018
Re: Questão sobre a matéria da P1.
Qui Abr 26, 2018 10:04 am
RODRIGO NASCIMENTO BATISTA
RA:162987011024
2° período
Enunciado:
Representando os conjuntos, A= { 1,2,3 } e B= { 4,5 } , escreva o produto cartesiano de A por B.
A) {(1,4),(1,5),(2,4),(2,5),(3,4),(3,5)}
B) {(1,2,3,4,5)}
C) {(4,1),(4,2),(4,3)}
D) {(5,1),(5,2),(5,3)}
E) {(0,0)}
SOLUÇÃO:
A por B
AxB = {(1,4),(1,5),(2,4),(2,5),(3,4),(3,5)}
RA:162987011024
2° período
Enunciado:
Representando os conjuntos, A= { 1,2,3 } e B= { 4,5 } , escreva o produto cartesiano de A por B.
A) {(1,4),(1,5),(2,4),(2,5),(3,4),(3,5)}
B) {(1,2,3,4,5)}
C) {(4,1),(4,2),(4,3)}
D) {(5,1),(5,2),(5,3)}
E) {(0,0)}
SOLUÇÃO:
A por B
AxB = {(1,4),(1,5),(2,4),(2,5),(3,4),(3,5)}
- nserafim
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/04/2018
Nilson Serafim Vieira - RA 333622311024
Qui Abr 26, 2018 10:07 am
Questão da matéria da prova - B1:
Seja g uma função do tipo g(x) = ax + b, com x ? R. Se g(– 2) = – 4 e 2g(3) = 12, os valores de a e b são, respectivamente:
Resposta: a = 2 e b = 0
Desenvolvimento:
Sabemos que g(– 2) = – 4 e que g(x) = ax + b, logo:
g(x) = ax + b
g(– 2) = – 4
– 4 = – 2.a + b
b = 2.a – 4
Sabemos ainda que 2g(3) = 12, logo g(3) = 6:
g(x) = ax + b
g(3) = 6
6 = 3.a + b
Agora substituímos a expressão encontrada anteriormente para b nessa equação:
6 = 3.a + b
6 = 3.a + 2.a – 4
6 = 5.a – 4
10 = 5.a
a = 10 / 5
a = 2
Substituindo o valor encontrado de a em b = 2.a – 4, temos:
b = 2.a – 4
b = 2.2 – 4
b = 4 – 4
b = 0
Podemos então concluir que a= 2 e b = 0.
Seja g uma função do tipo g(x) = ax + b, com x ? R. Se g(– 2) = – 4 e 2g(3) = 12, os valores de a e b são, respectivamente:
Resposta: a = 2 e b = 0
Desenvolvimento:
Sabemos que g(– 2) = – 4 e que g(x) = ax + b, logo:
g(x) = ax + b
g(– 2) = – 4
– 4 = – 2.a + b
b = 2.a – 4
Sabemos ainda que 2g(3) = 12, logo g(3) = 6:
g(x) = ax + b
g(3) = 6
6 = 3.a + b
Agora substituímos a expressão encontrada anteriormente para b nessa equação:
6 = 3.a + b
6 = 3.a + 2.a – 4
6 = 5.a – 4
10 = 5.a
a = 10 / 5
a = 2
Substituindo o valor encontrado de a em b = 2.a – 4, temos:
b = 2.a – 4
b = 2.2 – 4
b = 4 – 4
b = 0
Podemos então concluir que a= 2 e b = 0.
- fguilhermes17
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/04/2018
Re: Questão sobre a matéria da P1.
Qui Abr 26, 2018 10:20 am
Francisco Guilherme Batista Da Silva
RA:166789811024
2º periodo
dada função y=-2x²+12x calcule as coordenadas da vertice?
solução
x=-b/2a=-12/2.2 = -3
y=-b^2-4ac/4a=-12^2-4.2.-0/4.2=144/8 = 18
RA:166789811024
2º periodo
dada função y=-2x²+12x calcule as coordenadas da vertice?
solução
x=-b/2a=-12/2.2 = -3
y=-b^2-4ac/4a=-12^2-4.2.-0/4.2=144/8 = 18
- alessandro007
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/04/2018
Re: Questão sobre a matéria da P1.
Qui Abr 26, 2018 10:45 am
Alessandro e Silva Xavier RA: 328693211024
1 Período
Um motorista de táxi cobra R$ 3,50 de bandeirada (valor fixo) mais R$ 0,70 por quilômetro rodado (valor variável). Determine o valor a ser pago por uma corrida relativa a um percurso de 18 quilômetros.
Solução:
Função que define o valor a ser cobrado por uma corrida de x quilômetros: f(x) = 0,70x + 3,50.
Valor a ser pago por uma corrida de percurso igual a 18 quilômetros.
f(x) = 0,70x + 3,50
f(18) = 0,70 * 18 + 3,50
f(18) = 12,60 + 3,50
f(18) = 16,10
O preço a ser pago por uma corrida com percurso igual a 18 quilômetros corresponde a R$ 16,10.
1 Período
Um motorista de táxi cobra R$ 3,50 de bandeirada (valor fixo) mais R$ 0,70 por quilômetro rodado (valor variável). Determine o valor a ser pago por uma corrida relativa a um percurso de 18 quilômetros.
Solução:
Função que define o valor a ser cobrado por uma corrida de x quilômetros: f(x) = 0,70x + 3,50.
Valor a ser pago por uma corrida de percurso igual a 18 quilômetros.
f(x) = 0,70x + 3,50
f(18) = 0,70 * 18 + 3,50
f(18) = 12,60 + 3,50
f(18) = 16,10
O preço a ser pago por uma corrida com percurso igual a 18 quilômetros corresponde a R$ 16,10.
- LucassBrasil
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/04/2018
Lucas Brasil Faceira
Qui Abr 26, 2018 11:14 am
Aluno: Lucas Brasil Faceira
CPF: 169,715,087-00 RA: 325820511024
1º Período
Questão
1) O gráfico da função f(x)= mx + n passa pelos pontos (-1,3) e (2,7). O valor de m é:
a) 5/3
b) 4/3
c) 1
d) 3/4
e) 2
Resolução
x y
(-1,3)
f(x)= mx + n --> 3= m.(-1) + n --> 3= -m +n --> -m + n= 3
x y
(2,7)
f(x)= mx + n --> 7= m.2 + n --> 7= 2m + n --> 2m + n= 7
Aplicando Sistema
-m + n= 3 --> n= 3 +m
2m + n= 7
Usando o método da substituição:
2m + n=7 --> 2m + 3 + m= 7 --> 3m= 7 - 3 --> 3m= 4 --> m= 4/3
Resposta:
Letra b.
CPF: 169,715,087-00 RA: 325820511024
1º Período
Questão
1) O gráfico da função f(x)= mx + n passa pelos pontos (-1,3) e (2,7). O valor de m é:
a) 5/3
b) 4/3
c) 1
d) 3/4
e) 2
Resolução
x y
(-1,3)
f(x)= mx + n --> 3= m.(-1) + n --> 3= -m +n --> -m + n= 3
x y
(2,7)
f(x)= mx + n --> 7= m.2 + n --> 7= 2m + n --> 2m + n= 7
Aplicando Sistema
-m + n= 3 --> n= 3 +m
2m + n= 7
Usando o método da substituição:
2m + n=7 --> 2m + 3 + m= 7 --> 3m= 7 - 3 --> 3m= 4 --> m= 4/3
Resposta:
Letra b.
- Jessica Cristina da C
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/04/2018
Re: Questão sobre a matéria da P1.
Qui Abr 26, 2018 1:09 pm
Jéssica Cristina da C Santos RA: 333152011024
1° Periodo
Um arquiteto, em um de seus projetos, fez algumas medições e dentre elas mediu dois ângulos complementares.
Um desses ângulos mediu 65° . Quanto mede o outro ângulo ?
(A) 80º.
(B) 25º.
(C) 180º.
(D) 90º.
(E) 65º.
Dois ângulos são ditos complementares quando a soma da medida de ambos é igual a 90º.
x a medida do ângulo desconhecido
x + 65° = 90°
x= 90° - 65°
x= 25°
Resposta: B
1° Periodo
Um arquiteto, em um de seus projetos, fez algumas medições e dentre elas mediu dois ângulos complementares.
Um desses ângulos mediu 65° . Quanto mede o outro ângulo ?
(A) 80º.
(B) 25º.
(C) 180º.
(D) 90º.
(E) 65º.
Dois ângulos são ditos complementares quando a soma da medida de ambos é igual a 90º.
x a medida do ângulo desconhecido
x + 65° = 90°
x= 90° - 65°
x= 25°
Resposta: B
- João Pedro Osava
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/04/2018
Idade : 27
João Pedro Gonçalves Osava / RA: 328294311024
Qui Abr 26, 2018 1:27 pm
Nome: João Pedro Gonçalves Osava
RA: 328294311024
Período: 1º
Questão:
Um táxi começa uma corrida com o taxímetro a R$ 4,00. Cada quilômetro rodado custa R$ 1,50. Se no final de uma corrida, o passageiro pagou R$ 37,00, a quantidade de quilômetros percorridos foi:
a)26
b)11
c)33
d) 22
Resposta:
A lei de formação sera: f(x)=1,5x + 4 onde x é o Km, e o f(x) é o valor da corrida.
f(x) = 37
1,5x + 4 = 37
1,5x = 33
x = 22
LETRA D
RA: 328294311024
Período: 1º
Questão:
Um táxi começa uma corrida com o taxímetro a R$ 4,00. Cada quilômetro rodado custa R$ 1,50. Se no final de uma corrida, o passageiro pagou R$ 37,00, a quantidade de quilômetros percorridos foi:
a)26
b)11
c)33
d) 22
Resposta:
A lei de formação sera: f(x)=1,5x + 4 onde x é o Km, e o f(x) é o valor da corrida.
f(x) = 37
1,5x + 4 = 37
1,5x = 33
x = 22
LETRA D
- AndreSthel
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/04/2018
André Luiz Sthel Coutinho/ 1° período/ RA: 326481411024
Qui Abr 26, 2018 3:05 pm
André Luiz Sthel Coutinho/ 1° período/ RA: 326481411024
Calcule a medida do lado x do triângulo sabendo que o ângulo oposto a x mede 60° e que as medidas de a e b são 13, teremos:
a) 9
b) 10
c) 11
d) 12
e) 13
Resolução
A partir da lei dos cossenos, dada pela fórmula abaixo, teremos:
x2 = a2 + b2 – 2·a·b·cosα
x2 = 132 + 132 – 2·13·13·cos60
x2 = 169 + 169 – 2·13·13·cos60
x2 = 169 + 169 – 2·169·1/2
Colocando 169 em evidência:
x2 = 169(1 + 1 – 2·1/2)
x2 = 169(1 + 1 – 1)
x2 = 169(1)
x2 = 169
x = √169
x = 13
Outra forma de resolver esse problema: sabendo que um triângulo equilátero possui todos os lados e ângulos iguais e que seus ângulos são iguais a 60°, é possível mostrar pelo caso LAL que o triângulo do exercício é congruente a um triângulo equilátero de lado 13. Logo, o último lado também mede 13.
Gabarito: Letra E.
Calcule a medida do lado x do triângulo sabendo que o ângulo oposto a x mede 60° e que as medidas de a e b são 13, teremos:
a) 9
b) 10
c) 11
d) 12
e) 13
Resolução
A partir da lei dos cossenos, dada pela fórmula abaixo, teremos:
x2 = a2 + b2 – 2·a·b·cosα
x2 = 132 + 132 – 2·13·13·cos60
x2 = 169 + 169 – 2·13·13·cos60
x2 = 169 + 169 – 2·169·1/2
Colocando 169 em evidência:
x2 = 169(1 + 1 – 2·1/2)
x2 = 169(1 + 1 – 1)
x2 = 169(1)
x2 = 169
x = √169
x = 13
Outra forma de resolver esse problema: sabendo que um triângulo equilátero possui todos os lados e ângulos iguais e que seus ângulos são iguais a 60°, é possível mostrar pelo caso LAL que o triângulo do exercício é congruente a um triângulo equilátero de lado 13. Logo, o último lado também mede 13.
Gabarito: Letra E.
- joaoalvares23
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/04/2018
Re: Questão sobre a matéria da P1.
Qui Abr 26, 2018 3:31 pm
João Vítor de Lima Álvares
CPF:18573838779
1°Período
Dada a função modular f(x) = |2 – x| – 2, escreva a função sem utilizar módulo nas sentenças.
Resposta
Pela definição de função modular, temos que f(x) = |x| equivale a
f(x) = { x, x ≥ 0
-x, x < 0.
A função dada no enunciado apresenta o módulo |2 – x|, com o qual faremos:
2 – x = 0
– x = – 2
x = 2
Agora vamos analisar a função:
x ≥ 2
2 – x ≥ 0
f(x) = |2 – x| – 2
f(x) = 2 – x – 2
f(x) = – x
x < 2
2 – x < 0
f(x) = |2 – x| – 2
f(x) = – (2 – x) – 2
f(x) = – 2 + x – 2
f(x) = x – 4
Podemos representar essa função sem o utilizar o módulo da seguinte forma:
f(x) = { - x, x ≥ 2
x - 4, x < 2
CPF:18573838779
1°Período
Dada a função modular f(x) = |2 – x| – 2, escreva a função sem utilizar módulo nas sentenças.
Resposta
Pela definição de função modular, temos que f(x) = |x| equivale a
f(x) = { x, x ≥ 0
-x, x < 0.
A função dada no enunciado apresenta o módulo |2 – x|, com o qual faremos:
2 – x = 0
– x = – 2
x = 2
Agora vamos analisar a função:
x ≥ 2
2 – x ≥ 0
f(x) = |2 – x| – 2
f(x) = 2 – x – 2
f(x) = – x
x < 2
2 – x < 0
f(x) = |2 – x| – 2
f(x) = – (2 – x) – 2
f(x) = – 2 + x – 2
f(x) = x – 4
Podemos representar essa função sem o utilizar o módulo da seguinte forma:
f(x) = { - x, x ≥ 2
x - 4, x < 2
- cristiano.cbx
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/04/2018
Cristiano Antonio do Nascimento - RA: 332030111024
Qui Abr 26, 2018 4:29 pm
Cristiano Antonio do Nascimento
RA: 332030111024
1° Período
Qual é a medida do lado oposto ao ângulo de 30°, em um triângulo, sabendo que os outros dois lados medem 2 e √3?
Seja o lado oposto ao ângulo de 30° igual a x, podemos usar a lei dos cossenos para descobrir seu valor. Para tanto:
x2 = a2 + b2 – 2·a·b·cosα
x2 = 22 + (√3)2 – 2·2·√3·cos30
x2 = 4 + 3 – 2·2·√3·√3/2
x2 = 7 – 4·3/2
x2 = 7 – 12/2
x2 = 7 – 6
x2 = 1
x = 1
Resposta: 1
RA: 332030111024
1° Período
Qual é a medida do lado oposto ao ângulo de 30°, em um triângulo, sabendo que os outros dois lados medem 2 e √3?
Seja o lado oposto ao ângulo de 30° igual a x, podemos usar a lei dos cossenos para descobrir seu valor. Para tanto:
x2 = a2 + b2 – 2·a·b·cosα
x2 = 22 + (√3)2 – 2·2·√3·cos30
x2 = 4 + 3 – 2·2·√3·√3/2
x2 = 7 – 4·3/2
x2 = 7 – 12/2
x2 = 7 – 6
x2 = 1
x = 1
Resposta: 1
- Rômulo Henrique Lima
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/04/2018
Questão P1.
Qui Abr 26, 2018 4:49 pm
Aluno: Rômulo Henrique Sousa Lima RA: 166527211024
2° Período
Considerando a função quadrática exposta pela lei y= t2 - 10t – 75 assinale a alternativa que melhor representam dois pontos A e B onde sua parábola intercepta o eixo das abcissas, ou seja, do eixo do x?
a) A(-5,0) e B(15,0)
b) A(-5) e B(15)
c) A(0,-15) e B(0,15)
d) A(-5,1) e B(15,1)
e) A(5,0) e B (-15,0)
Solução:
y=t²-10t-75
t²-10t-75=0
Δ=100+300
Δ=400
√Δ=√400=± 20
logo
A(-5,0) e B(15,0)
2° Período
Considerando a função quadrática exposta pela lei y= t2 - 10t – 75 assinale a alternativa que melhor representam dois pontos A e B onde sua parábola intercepta o eixo das abcissas, ou seja, do eixo do x?
a) A(-5,0) e B(15,0)
b) A(-5) e B(15)
c) A(0,-15) e B(0,15)
d) A(-5,1) e B(15,1)
e) A(5,0) e B (-15,0)
Solução:
y=t²-10t-75
t²-10t-75=0
Δ=100+300
Δ=400
√Δ=√400=± 20
logo
A(-5,0) e B(15,0)
- joaoricbotelho
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/04/2018
João Ricardo Botelho / RA: 330659511024
Qui Abr 26, 2018 5:31 pm
Nome: João Ricardo Miranda Botelho
RA: 330659511024
1° Periodo
Questão:
Um avião decola, percorrendo uma trajetória retilínea, formando com o solo um ângulo de 30° (suponha que a região sobrevoada pelo avião seja plana). Depois de percorrer 1.000 metros, a altura atingida pelo avião, em metros, é:
Resposta:
Angulo: 30°
Hipotenusa: 1000
Cateto oposto: x
sen = cateto oposto/hipotenusa
sen 30° = x/1000
1/2 = x/1000
2x= 1000
x=500 m
RA: 330659511024
1° Periodo
Questão:
Um avião decola, percorrendo uma trajetória retilínea, formando com o solo um ângulo de 30° (suponha que a região sobrevoada pelo avião seja plana). Depois de percorrer 1.000 metros, a altura atingida pelo avião, em metros, é:
Resposta:
Angulo: 30°
Hipotenusa: 1000
Cateto oposto: x
sen = cateto oposto/hipotenusa
sen 30° = x/1000
1/2 = x/1000
2x= 1000
x=500 m
- Evellyn Paula
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/04/2018
Questão de Matemática Instrumental P1
Qui Abr 26, 2018 11:33 pm
Evellyn Paula da Silva Ferreira- RA: 326619111024 - 1° Período
1) Calcule o valor do angulo α (em graus) :
Resolução:
Angulo: ?
Cateto adjacente: 20
hipotenusa: 40
Cateto adjacente
Cosseno= -------------------------------
Hipotenusa
Cos α = 20/ 40 = 1/2
Cos α = 1/2 ou α=arccos 1/2= α 60°
O valor do angulo seria 60°
1) Calcule o valor do angulo α (em graus) :
Resolução:
Angulo: ?
Cateto adjacente: 20
hipotenusa: 40
Cateto adjacente
Cosseno= -------------------------------
Hipotenusa
Cos α = 20/ 40 = 1/2
Cos α = 1/2 ou α=arccos 1/2= α 60°
O valor do angulo seria 60°
- Filipi Vieira
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/04/2018
Questão sobre a matéria da P1.
Qui Abr 26, 2018 11:40 pm
Filipi Richardi Guimarães Vieira 1° Período RA: 326508611024
Um grupo de 50 pessoas fez um orçamento inicial para organizar uma festa, que seria dividido entre elas em cotas iguais. Verificou-se ao final que, para arcar com todas as despesas, faltavam R$ 510,00, e que 5 novas pessoas haviam ingressado no grupo. No acerto foi decidido que a despesa total seria dividida em partes iguais pelas 55 pessoas. Quem não havia ainda contribuído pagaria a sua parte, e cada uma das 50 pessoas do grupo inicial deveria contribuir com mais R$ 7,00.
De acordo com essas informações, qual foi o valor da cota calculada no acerto final para cada uma das 55 pessoas?
(50 · 7) + (5 · x) = 510
350 + 5x = 510
5x = 510 – 350
5x = 160
x = 32
Portanto, cada um pagou o valor total de R$ 32,00.
Um grupo de 50 pessoas fez um orçamento inicial para organizar uma festa, que seria dividido entre elas em cotas iguais. Verificou-se ao final que, para arcar com todas as despesas, faltavam R$ 510,00, e que 5 novas pessoas haviam ingressado no grupo. No acerto foi decidido que a despesa total seria dividida em partes iguais pelas 55 pessoas. Quem não havia ainda contribuído pagaria a sua parte, e cada uma das 50 pessoas do grupo inicial deveria contribuir com mais R$ 7,00.
De acordo com essas informações, qual foi o valor da cota calculada no acerto final para cada uma das 55 pessoas?
(50 · 7) + (5 · x) = 510
350 + 5x = 510
5x = 510 – 350
5x = 160
x = 32
Portanto, cada um pagou o valor total de R$ 32,00.
- Hygor Paiva
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/04/2018
Re: Questão sobre a matéria da P1.
Sex Abr 27, 2018 12:03 am
Nome: Hygor de Paiva da Silva
RA: 327144411024
1º Período
O salário de um vendedor é composto de uma parte fixa no valor de R$ 800,00, mais uma parte variável de 12% sobre o valor de suas vendas no mês. Caso ele consiga vender R$ 450.000,00, calcule o valo de seu salário.
f(x) = 12% de x (valor de vendas mensais) + 800 (valor fixo)
f(x) = 12/100 * x + 800
f(x) = 0,12x + 800
f(450.000) = 0,12 * 450.000 + 800
f(450.000) = 54.000 + 800
f(450.000) = 54.800
O salário do vendedor será de R$ 54.800,00.
RA: 327144411024
1º Período
O salário de um vendedor é composto de uma parte fixa no valor de R$ 800,00, mais uma parte variável de 12% sobre o valor de suas vendas no mês. Caso ele consiga vender R$ 450.000,00, calcule o valo de seu salário.
f(x) = 12% de x (valor de vendas mensais) + 800 (valor fixo)
f(x) = 12/100 * x + 800
f(x) = 0,12x + 800
f(450.000) = 0,12 * 450.000 + 800
f(450.000) = 54.000 + 800
f(450.000) = 54.800
O salário do vendedor será de R$ 54.800,00.
- Guilherme Santos
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/04/2018
Guilherme dos Santos Silva / RA: 333114011024
Sex Abr 27, 2018 12:45 am
Aluno : Guilherme dos Santos Silva
RA: 333114011024
1º Período
Determine os coordenadas do vértice da função y=x²-6x+8
Y = x² - 6x + 8
a = 1; b = -6; c = 8
Δ = b² - 4ac
Δ = (-6)² - 4 * 1 * 8
Δ = 36 - 32
Δ = 4
Vértice de x: Vértice de y:
Xv = - b / 2a Yv = - Δ / 4a
Xv = - (-6) / 2 * 1 Yv = - 4 / 4 * 1
Xv = 6 / 2 Yv = - 4 / 4
Xv = 3 Yv = -1
Como (x, y), as coordenadas do vértice são (3, -1).
RA: 333114011024
1º Período
Determine os coordenadas do vértice da função y=x²-6x+8
Y = x² - 6x + 8
a = 1; b = -6; c = 8
Δ = b² - 4ac
Δ = (-6)² - 4 * 1 * 8
Δ = 36 - 32
Δ = 4
Vértice de x: Vértice de y:
Xv = - b / 2a Yv = - Δ / 4a
Xv = - (-6) / 2 * 1 Yv = - 4 / 4 * 1
Xv = 6 / 2 Yv = - 4 / 4
Xv = 3 Yv = -1
Como (x, y), as coordenadas do vértice são (3, -1).
- BrunoCamara1997
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 27/04/2018
Re: Questão sobre a matéria da P1.
Sex Abr 27, 2018 11:30 am
Bruno Camara Meira Neves
Considerando os conjuntos A={2,3} e B={0,3,7}, escreva o produto cartesiano de B por A.
A){(2,0),(2,3),(2,7),(3,0),(3,3),(3,7)} B) {(0,2),(0,3),(3,2),(3,3),(7,2),(7,3)} C) {(2,3),(3,7)} D) {(2,3),(2,7),(3,3),(3,7)} E) (0,2,3,7)
R= B) {(0,2),(0,3),(3,2),(3,3), (7,2),(7,3)}
Considerando os conjuntos A={2,3} e B={0,3,7}, escreva o produto cartesiano de B por A.
A){(2,0),(2,3),(2,7),(3,0),(3,3),(3,7)} B) {(0,2),(0,3),(3,2),(3,3),(7,2),(7,3)} C) {(2,3),(3,7)} D) {(2,3),(2,7),(3,3),(3,7)} E) (0,2,3,7)
R= B) {(0,2),(0,3),(3,2),(3,3), (7,2),(7,3)}
- Fábio Sander
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/04/2018
Re: Questão sobre a matéria da P1.
Sex Abr 27, 2018 11:42 am
Fábio Sander Novaes Corrêa
RA: 163623611024 - Ciência da Computação - N
CPF 05614594795
Uma empresa possui despesa mensal, entre custo maquinário e funcionários, de R$22500,00. A matéria prima do seu produto de venda custa R$3,00 sendo que o preço de venda é R$10,50. Qual o numero mínimo de produtos a ser vendidos para que não ache prejuízo no mês?
Resolução:
C(x) = 22500 +3x ---------- Custo
R(x) = 10,5 ---------- Receita
C(x) = R(x) -------------- Para não ter prejuízo
22500 + 3x = 10,5x
22500 = 10,5x - 3x
7,5 = 22500
x = 22500/7,5 = 3000
Logo, a empresa precisa vender pelo menos 3000 produtos para não ter prejuízo.
RA: 163623611024 - Ciência da Computação - N
CPF 05614594795
Uma empresa possui despesa mensal, entre custo maquinário e funcionários, de R$22500,00. A matéria prima do seu produto de venda custa R$3,00 sendo que o preço de venda é R$10,50. Qual o numero mínimo de produtos a ser vendidos para que não ache prejuízo no mês?
Resolução:
C(x) = 22500 +3x ---------- Custo
R(x) = 10,5 ---------- Receita
C(x) = R(x) -------------- Para não ter prejuízo
22500 + 3x = 10,5x
22500 = 10,5x - 3x
7,5 = 22500
x = 22500/7,5 = 3000
Logo, a empresa precisa vender pelo menos 3000 produtos para não ter prejuízo.
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